Ser uma pessoa controlada pode trazer inúmeros benefícios, tanto na vida pessoal quanto na carreira. Para alcançar essas atitudes, é necessário ser uma pessoa mentalmente forte, o que significa regular suas emoções, gerenciar seus pensamentos e se comportar de maneira positiva independentemente das circunstâncias. Ao desenvolver essa característica você vai encontrar a coragem necessária para viver de acordo com os seus valores e ser ousado o suficiente para criar uma definição própria de sucesso. Mas não é um exercício tão simples. Para fortalecer a sua mente, você precisa treinar diariamente, avaliando e refletindo sobre seus pensamentos. Se você quer fazer isso, confira 5 dicas poderosas que vão ajudar:
1. Avalie suas crenças
Todos nós desenvolvemos crenças sobre nós mesmos, nossas vidas e o mundo em geral, o que depende de experiências passadas. E esteja você consciente ou não dessas crenças, elas vão influenciar seus pensamentos, comportamentos e emoções. Porém, em alguns casos esses valores acabam por se mostrar equivocados e improdutivos. E, com isso, você acaba se depreciando e diminuindo sua força mental. Por isso, é essencial que você tire um momento para pensar em que você acredita. Procure por crenças negativas, que colocam você para baixo, e trabalhe em alterar essa percepção de si mesmo e da vida.
2. Gaste sua energia de maneira sábia
Gastar seu tempo e o poder do seu cérebro pensando em coisas que você não pode controlar drena sua energia mental rapidamente. Quanto mais você pensa sobre os problemas que não pode resolver, menos energia você terá para desenvolver esforços mais criativos. Procure economizar sua energia mental para tarefas mais produtivas, como resolver problemas possíveis ou estabelecer objetivos. Quando seus pensamentos não forem produtivos, faça um esforço para levá-los para tópicos mais importantes. Esse comportamento é um hábito, basta treiná-lo.
3. Substitua os pensamentos negativos
Embora poucas pessoas se dediquem a analisar a qualidade de seus pensamentos, aumentar sua consciência sobre eles é uma forma de construir resiliência. Exagerar nos pensamentos negativos impede que você alcance todo o seu potencial. Por isso, mantenha-se atento aos seus padrões de pensamento e quando identificar esse conteúdo, substitua-os por pensamentos positivos ou, no mínimo, realistas. Você não pode falhar em tudo, por isso evite manter o foco no que você não faz bem e substitua esses pensamentos por outros que valorizem aquilo em que você apresenta um bom desempenho. Isso vai ajudá-lo a alcançar o máximo possível de seu potencial.
4. Pratique a tolerância ao desconforto
Ser mentalmente forte não é o mesmo que evitar emoções. Na verdade, o fortalecimento mental exige que você se conscientize de todos os seus sentimentos para que seja possível escolher a melhor resposta a eles. Ser mentalmente forte também exige entendimento de que em alguns casos você precisará agir de maneira contrária a esses sentimentos, por mais difícil que isso seja. Por isso, procure tentar agir como a pessoa que você gostaria de ser, ainda que isso cause desconforto no início. Esse tipo de situação é necessária para que você aprenda a lidar com seus próprios sentimentos e pensamentos.
5. Reflita sobre seu progresso diariamente
Com a rotina apressada de hoje em dia, fazer reflexões pessoais é uma tarefa cada vez mais rara. Porém, essa prática é muito benéfica para que você se torne mais forte mentalmente. Tente criar um período específico para refletir sobre seu progresso todos os dias, perguntando-se o que você aprendeu naquele dia sobre seus pensamentos, emoções e comportamentos. Considere também aquilo que você gostaria de conquistar no dia seguinte.