Bloco K, em 7 passos

Já não é novidade para os empresários que houve uma série de alterações no Bloco K do SPED Fiscal. Essas mudanças, que para muitas empresas já entraram em vigor em 2016, deixaram os processos mais otimizados e facilitaram a fiscalização, oferecendo mais controle sobre cada operação exercida, desde a projeção do estoque de matéria-prima até o produto acabado e sua industrialização. Em janeiro de 2019, o cronograma prevê para empresas com faturamento anual igual ou superior a R$ 300 milhões, classificadas nas divisões 11 e 12 e nos grupos 291, 292 e 293 do CNAE, a escrituração completa do Bloco K. Para as demais, com faturamento inferior a R$ 300 milhões, pertencentes às divisões de 10 a 32 do CNAE e classificadas como empresas atacadistas nos grupos de 462 a 469 do CNAE, a escrituração será simplificada.

De acordo com a contadora e consultora da WK Sistemas na área de legislação, Graziele França, o não cumprimento das obrigatoriedades pode resultar em multas altíssimas para as empresas.

É muito importante estar atento ao cronograma e também às obrigações. Dando atenção aos detalhes, as empresas conseguirão fazer o Bloco K e entregá-lo dentro do prazo sem dores de cabeça ou correrias de última hora

Confira um passo a passo completo sobre o envio do Bloco K ao governo:

[accordion]
[acc_item title=”1º passo: Cadastro do produto”]O cadastro de produtos é a base para todas as outras informações que serão enviadas no SPED. Logo, é preciso muita atenção na hora de executar este passo. Cada item deve estar dentro de uma das 12 classificações de material, de acordo com a tabela padrão do SPED.[/acc_item]
[acc_item title=”2º passo: Cadastro da estrutura do produto”]Aqui é importante cadastrar todos os materiais que são necessários para produzir determinado item. Isso quer dizer que é necessário também informar perdas que ocorrem no meio do processo para que fique o mais próximo possível da realidade.[/acc_item]
[acc_item title=”3º passo: Controle de estoque”]É preciso garantir um controle rigoroso de todas as entradas e saídas de materiais e produtos do seu estoque.Inclusive, é necessário ter controle até daqueles itens que não estão em seu poder, como quando, em alguns casos, o material é comprado, mas fica com o fornecedor até você precisar.
[/acc_item]
[acc_item title=”4º passo: Controle de movimentação”]Sabe os apontamentos da produção, requisição e recebimento de materiais, perdas e saídas de sucatas? Bom, tudo isso deve ser devidamente controlado e documentado.
[/acc_item]
[acc_item title=”5º passo: Controle de ordens de produção”]Será necessária a apresentação de toda produção efetuada pela sua empresa. Então, não deixe de registrar todas as ordens de produção, ok?
[/acc_item]
[acc_item title=”6º passo: Requisição de materiais”]Todos os insumos utilizados na produção dos itens das ordens de fabricação, tanto das matérias-primas quanto dos componentes, devem ser informados com as respectivas quantidades utilizadas.
[/acc_item]
[acc_item title=”7º passo: Remessas para industrialização”]Controlar o saldo de materiais recebidos e enviados para a industrialização é imprescindível na hora de informar o fechamento do mês. Ou seja: registre tudo!
[/acc_item]
[/accordion]

 

Fonte: Oficina das Palavras

Sair da versão mobile