O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, avaliou que as taxas de juros do Brasil vêm subindo em linha com o ciclo de política monetária, com a tendência de alta da taxa básica de juros desde abril.
Na noite desta quarta-feira, 27, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros da economia em 0,50 ponto porcentual, para 10% ao ano, na sexta elevação consecutiva. A Selic voltou ao patamar dos dois dígitos, que não era visto no País desde janeiro de 2012. A Selic serve de referência para o custo do crédito bancário e para o rendimento da maior parte das aplicações financeiras.
Maciel também destacou que os juros para empresas em outubro cresceram em 14 das 17 modalidades de empréstimos com recursos livres. “Essa alta de juros foi atenuada, no entanto, pela queda de 0,4 ponto porcentual nas taxas para capital de giro”, acrescentou. No mês, a alta dos juros para pessoas jurídicas no crédito livre foi de apenas 0,1 ponto porcentual.