Quais as etapas para definir o orçamento da empresa?
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças
O planejamento orçamentário é uma atividade que deve ser repetida todos os anos. Os diferentes setores da empresa devem orçar receitas e despesas e, numa última etapa, juntar todos os Planos para traduzir, em números, o resultado que se espera obter.
Costuma-se fazer o orçamento do ano completo, por exemplo, de janeiro a dezembro. Com revisões trimestrais para ajuste de “rota”.
Como dissemos, o responsável de cada área estima receitas e despesas, separando-as mensalmente. O responsável por: Marketing, TI, Recursos Humanos, Produção e Vendas. Todos elaboram seus planos e entregam para o Financeiro para consolidação dessas informações. O plano financeiro trará, na última linha, o resultado alcançado.
Próxima etapa é a negociação entre os gestores, para cortarem despesas, postergarem investimentos menos relevantes, ajustarem custos variáveis e metas de vendas. Assim, a empresa terá um novo cenário. Caso a direção se contente, a última etapa é colocar em prática. Primeiro, comunicar todos os envolvidos, para que remem todos na mesma direção. Daí para frente, acompanhar, mensalmente, os desvios no orçamento, comparando-o com o realizado.