Sobre as taxas cobradas por cada órgão, não há padronização de valores. Os custos também variam entre os estados ou municípios.
Como o empresário deve estar presente nas diversas etapas, também devem ser levados em conta os custos de locomoção e de tempo, não contabilizados no estudo.
As taxas que irão pesar na abertura da empresa são os gastos com pesquisa de viabilidade, registro do contrato social, advogado para aprovação do contrato social e taxas, como as de alvará sanitário, alvará do Corpo de Bombeiro, alvará de estabelecimento, e as contribuições sindical e patronal.
Já para encerrar uma empresa, é preciso levantar todas as obrigações acessórias fiscais pendentes e essa regularização poderá gerar multas devido ao atraso na entrega de tais documentos.
Depois será necessário verificar, através de extratos levantados junto aos órgãos governamentais (Receita Federal e Secretarias de Fazenda), se existem tributos em abertos ou ações tributárias, previdenciárias e trabalhistas em curso.
O encerramento da empresa somente será permitido após a quitação de todas as pendências fiscais e tributárias e obtenção de várias Certidões Negativas. Deve-se ter em mente que o fechamento de uma empresa pode custar bem mais caro que a sua abertura.