São Paulo – O sucesso e o crescimento das pequenas empresas são medidos,entre outro aspectos, pelo lucro gerado do faturamento. Por isso, empreendedores devem sempre estar atentos para não cometer erros que podem comprometer as finanças do seu negócio.
“A relutância em remunerar bons profissionais e de colocar em prática sistemas profissionais de gestão, o atraso no pagamento de tributos e a falta de indicadores financeiros e sistemas de informação adequados são sintomas claros de uma empresa mal administrada”, explica Rodrigo Zeidan, especialista em finanças e professor da Fundação Dom Cabral. Veja asdicas do especialista para ajudar a sua empresa nunca fique no vermelho.
1. Saiba o quanto cobrar pelo seu produto
Ao determinar o preço correto do serviço ou produto da sua empresa, o empreendedor saberá controlar melhor as suas vendas. “Cobrar um preço alto resulta em baixas vendas, mas preços muito baixos representam também perda de lucro”, ensina Zeidan. Além disso, ele conta que as estratégias de preços devem ser baseadas na demanda dos consumidores e não só nos custos de produção.
2. Planeje a longo prazo
Para que a sua empresa cresça é preciso planejar. E, para calcular o retorno sobre o investimento, o ROI, três parâmetros devem ser considerados: os investimentos atualmente realizados, a taxa de crescimento do lucro esperado e a taxa de retorno utilizada para o cálculo.
De acordo com o especialista, algumas perguntas devem ser respondidas pelos empresários para saber a rentabilidade do negócio a médio prazo. “Quanto a empresa deve crescer nos próximos anos? Quanto está sendo investido? A margem de lucro vai se manter no médio prazo? A empresa entrará em novos mercados?”, diz Zeidan.
3. Faça orçamentos anuais
Um orçamento anual eficiente deve contemplar três cenários diferentes: real, otimista e pessimista. Além disso, o preço médio do produto ou serviço da empresa deve ser calculado.