O principal desafio para quem pretende atender a um público muito segmentado é se certificar de que a clientela é suficiente para manter a empresa lucrativa.
Para analisar a viabilidade do negócio, Dalton Viesti, professor de marketing da escola de negócios Trevisan, recomenda a análise de pesquisas que identificam características demográficas e potencial de consumo de diferentes públicos (como as do IBGE ou de associações de setor).
Investir em nicho ajuda empresas a se destacar
Para quem já tem um negócio, a opção é observar se há muitos pedidos de algum público que é mal atendido pela própria empresa ou pela concorrência. Foi o que fez Richard Machado, 35. Ele era sócio de uma loja de calçados quando viu que pessoas buscavam sapatos com numeração grande e tinham poucas opções.
Assim teve a ideia de começar a Pé Grande, que vende, em loja física e pela internet, apenas calçados masculinos com numeração entre o 42 e o 50 e femininos com tamanhos entre o 39 e o 46. Machado diz que um de seus desafios principais foi tornar a loja conhecida entre seu público restrito.
“Se eu distribuir 10 mil panfletos no semáforo, talvez encontre dois clientes”, conta. Hoje, a maior parte da publicidade da empresa é feita pela internet, onde é possível fazer marketing segmentado. Outro desafio é conseguir manter o público fiel quando surgem concorrentes.
Marilis Moraes, 52, conta ter sido uma das primeiras a fabricar produtos sem glúten –consumidos por celíacos, que têm intolerância à proteína, ou por quem quer fazer dieta. Mas há quatro anos novas empresas começaram a disputar o mesmo mercado com a Marilis Sem Glúten. A saída encontrada por ela foi aumentar a oferta: em seu site, ela vende produtos de empresas parceiras.