São Paulo – A técnica para definir o preço ideal para produtos e serviços é conhecida como precificação. E ela se dá em duas etapas e requer muitos cuidados.
A etapa número 1 e a mais importante é calcular todos os custos dos produtos. Como se fosse uma receita de bolo, mesmo. O produto precisa ser detalhado ao máximo. Quantas gramas de plástico, quantos parafusos, etc. E transformar isso em valor. Extremamente importante não esquecer das perdas. Com os custos levantados, devem-se somar aos produtos: as despesas fixas, impostos e uma margem de lucro esperado. Parece simples, mas são poucos os empresários que fazem esse exercício. Como conseqüência, vários estão vendendo seus produtos com margens negativas ou com lucro inferior ao que imaginavam ter.
Conhecendo, com bastante transparência seus custos e margens de lucro, o empresário entra na Etapa 2, que é conhecer o preço praticado pela concorrência, caso existam produtos similares ao seu no mercado. E ajustar esse seu preço de venda para não ser “engolido” pelos concorrentes ou perder margem, caso tenha condições de aumentar seu preço.
O empresário deve sempre voltar à etapa 1 quando sentir que algum insumo ou matéria prima aumentou de preço. E, depois, checar o novo preço no mercado (etapa 2). Esse exercício deve se tornar regular na empresa. Quanto mais praticado, mais simples e rápido vai se tornando.