Saber exatamente se os clientes vão cumprir seus acordos comerciais não é tarefa fácil. O comércio de muitas regiões sofre com a inadimplência crescente, em que o número de cheques pré datados sem fundo chega a representar, às vezes, até 10% da receita bruta .
Não é à toa que muitas empresas optam em receber no cartão de crédito. Apesar das altas taxas praticadas pelo mercado (e isso também tem a ver com a inadimplência), pelo menos o recebimento é garantido.
Essa prática tem aumentado os custos com impostos, já que toda operação realizada desta maneira é informada à Receita, diretamente pelas operadoras de cartão. E isso significa que muitos empresários começam a trabalhar de maneira mais profissional e buscam redesenhar seus processos para garantirem suas margens de lucro.
Como não temos a certeza se nosso cliente vai pagar a conta, ficam aqui algumas dicas de como minimizar esse risco:
1. Faça consultas de CPFs e CNPJs aos órgãos de crédito.
2. Estabeleça uma política de crédito, onde você vai dar limites para as compras
3. Não se iluda com novos clientes que fazem pedidos muito grandes, logo de cara.
4. Dê prazos de pagamento mais longos para clientes mais antigos e tente vender à vista para quem ainda não conhece.
5. Tente migrar aqueles usuários de cheques pré datados para que comprem em dinheiro, com algum desconto, ou utilizem o cartão de crédito.
6. Faça uma ação intensa para cobrar os inadimplentes. Quanto mais deixar o tempo passar, mais difícil será recuperar o prejuízo