São Paulo – Muitos empresários têm dificuldades em administrar suas empresas por não terem transparência em seus números.
O primeiro passo é identificar quais os relatórios ele precisa conhecer e ter em sua mesa e com qual freqüência. Definido isso, pode confeccionar essas informações da maneira que melhor lhe convier.
Há muitos empresários que processam suas informações em planilhas de Excel. Dá trabalho, mas é uma maneira de organizar as informações. Alguns usam até planilhas manuscritas. O trabalho é ainda maior, mas se o empresário conseguir as respostas que procura, é válido.
Mas, com certeza, se a empresa puder implantar um software para gerenciar seu resultado, seu fluxo de caixa e seus custos, tudo fica mais ágil e seguro. As opções de mercado são variadas – desde programas “de prateleira” como o Quick Books, da Intuit, ou Money, da Microsoft, até softwares mais completos (e caros) como ERPs da nacional Totvs ou ainda da global SAP.
Antes de tomar a decisão, vale ter duas coisas em mente:
– Implante o software conforme o seu porte e complexidade de seu negócio – não saia gastando mais dinheiro do que o estritamente necessário.
– Tenha os seus processos internos bem desenhados – isso ajudará na implantação.